skip to main | skip to sidebar
Banda Marcial Municipal de Cubatão
  • Home
  • Quem Somos
  • Equipe Técnica
  • O Maestro
  • Como Chegar.
  • Fotos
  • Contato
  • Agenda
  • Deixe seu recado
  • Jedicon 2010
  • Show Especial de 20 anos
  • Confraternização 2010
  • Banda Marcial Infantil de Cubatão
  • Chile 2004 e 2005
  • Maestro Roberto Farias

Visitantes

Facebook

Facebook

Prefeitura de Cubatão investe na sua cena musical
Publicada em 4/11/2008

A vida musical da cidade de Cubatão (SP) tem recebido mais investimentos e, conseqüentemente, tem ganho mais visibilidade.
A cidade paulista conta com seis grupos mantidos pela administração municipal: a Banda Sinfônica de Cubatão, a Cia. de Dança da Banda Sinfônica, a Banda Marcial de Cubatão, o Grupo Rinascita (de música renascentista), o Coral Zanzalá e o Coral Raízes da Serra.
Modificação na lei que regulamenta esses grupos expandiu o orçamento anual para R$ 3 milhões, a partir de 2008.
Isso permitiu a criação de novas vagas para artistas, além de possibilitar a contratação de um corpo técnico que realiza, entre outras tarefas, a divulgação regular da programação musical, dentro e fora da cidade.
Com origens diversas, os corpos artísticos foram incorporados pela Prefeitura em 2005, quando foram regulamentados.
Hoje, os grupos realizam de uma a duas apresentações por mês e envolvem quase 400 artistas contratados.
Além disso, têm ligação com projetos sociais para a formação de novos músicos e bailarinos e promovem concertos didáticos.

Banda Sinfônica é o grupo mais antigo

Conhecida pelo importante parque industrial, Cubatão possui uma tradição musical que remonta aos anos 1970, quando nasceu a maioria de seus corpos artísticos.
A Banda Sinfônica surgiu em 1970, no colégio municipal Afonso Schimidt, uma iniciativa do maestro Roberto Farias, então aluno da escola.
O grupo marcava presença em diversos eventos da cidade, passando a se chamar Banda Musical de Cubatão em 1977. Em 2004, foi oficializada como Banda Sinfônica.
O conjunto é pentacampeão nacional do Concurso de Bandas e Fanfarras e já chegou a fazer uma turnê de doze dias na Áustria e em Portugal.
Em 2002, seus quase oitenta músicos foram regidos pelo maestro húngaro Laszlo Marosi, professor da University of Central Florida, nos Estados Unidos.
Atualmente, a banda é conduzida pelo maestro Marcos Sadao Shirakawa, e se dedica ao repertório clássico e popular para sopros e percussão.
A Banda Sinfônica conta também com uma linha de frente, formada por 20 bailarinas, que constituem a Cia. de Dança da Banda Sinfônica.
Além de acompanhar a banda, a companhia possui uma programação própria de apresentações.

Outros grupos também surgiram nos anos 1970

A Banda Marcial de Cubatão, regida por Alexandre Felipe Gomes, também nasceu na década de 1970, com a Fanfarra Municipal.
Hoje, conta com 56 músicos, que tocam música clássica e popular, inclusive em formações de câmara.
Já o Grupo Rinascita, criado em 1974 no Conservatório Municipal de Cubatão, dedica-se à difusão da música renascentista com instrumentos de época e à pesquisa histórica do estilo.
Outro conjunto nascido no Conservatório da cidade é o Coral Zanzalá, criado em 1978.
É um coro misto, com cerca de 80 integrantes, que se dedica à música popular, canções clássicas e música sacra.
Com viés um pouco diferente, o Coral Raízes da Serra é uma espécie de projeto social voltado para a terceira idade.
Ao contrário dos outros corpos artísticos, o coral é formado apenas por cantores voluntários e se volta para a música popular e folclórica.

Corpos artísticos envolvem-se em projetos sociais

Todos os músicos são selecionados através de concurso e, com exceção dos integrantes do Coral Raízes da Serra, são remunerados pela Prefeitura.
Sua agenda anual de concertos é feita em parceria com a coordenação técnica, chefiada pelo maestro Roberto Farias, o criador da Banda Sinfônica.
Além das apresentações regulares no auditório do Bloco Cultural e do Teatro Municipal de Cubatão - todas gratuitas - os grupos se envolvem em projetos sociais da Prefeitura.
São eles: os concertos didáticos, a Banda Escola de Cubatão, a Banda Marcial Infantil e o Projeto Cubatão Sinfonia.
Os concertos didáticos, criados em 2003, são voltados para a formação de platéias.
Além de levar as crianças e adolescentes da cidade ao teatro, o projeto promove concertos em escolas públicas e particulares de Cubatão e municípios vizinhos.
A Banda Escola de Cubatão (BEC), nascida em 2004, é um projeto da Banda Sinfônica em que seus integrantes dão aulas de música para cerca de 500 crianças e adolescentes.
São classes de flauta, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, canto e musicalização infantil, com vistas até mesmo à profissionalização.
Os alunos mais avançados tocam em formações como banda, orquestra de câmara, coral e camerata de violões.
Em 2006, foi criada a Banda Marcial Infantil, que reúne crianças e adolescentes para aulas de música ou dança, compondo o grupo musical e sua linha de frente. Os monitores são voluntários ou provenientes do BEC.
Este ano foi lançado, ainda, o Projeto Cubatão Sinfonia. Iintegrantes da Banda Sinfônica dão aulas de música a crianças e jovens de bairros carentes, com a intenção de montar uma orquestra jovem, no futuro.

(por Julia Wiltgen, da redação VIVAMÚSICA!)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Banda Marcial Municipal de Cubatão © Design by Bruna Assumpção*