Banda Marcial de Cubatão leva experiência ao Equador
Regente da Marcial participa de congresso internacional de bandas e fanfarras
Regente da Marcial participa de congresso internacional de bandas e fanfarras
A excelência da Banda Marcial de Cubatão ultrapassa os limites da Cidade e vai até outros países da América do Sul. O maestro Alexandre Felipe Gomes (foto), regente do Grupo Artístico, foi convidado para palestrar sobre os aspectos técnicos de instrumentos de sopro no município de Quito, no Equador, durante o III Congresso Internacional e Curso de Capacitação da Bandas Musicais Estudantis e da Fanfarra. Alexandre já está de malas prontas e embarcar na próxima quinta-feira. Ficará em terras equatorianas de 15 a 17 de junho.

Tudo começou em 2005, no Chile, quando a Marcial se apresentou no país e participou de um Congresso Técnico. Foi quando a equipe teve contato com o Instituto Educando Equador, que apreciou e muito o trabalho realizado junto aos jovens músicos da Marcial. A partir daí, os laços foram se estreitando com a Instituição equatoriana. "Este ano, surgiu a oportunidade de participar do seminário que é dirigido a instrutores, alunos avançados de banda de guerra, regentes, professores de música e ao público em geral interessado no tema", afirma o maestro, que pretende, ainda, divulgar a Banda Marcial da Cidade, um dos Grupos Artísticos mais queridos pela população.
Experiência de sobra - No Seminário, o maestro cubatense terá a oportunidade de dividir a experiência que acumulou nesses 20 anos que está à frente da Equipe, levando a Banda a executar repertório diferenciado, eclético e surpreendente. Para o regente, essa é uma oportunidade ímpar de divulgar o empenho dos músicos e mostrar que Cubatão continua sendo um celeiro de artistas talentosos.
Criada em 1990, a Banda Marcial de Cubatão conta com 60 jovens músicos em fase de profissionalização. Formada por instrumentos de sopro e percussão, percorre um repertório eclético, sem esquecer das canções eruditas.Tem, ainda, o Corpo Coreográfico, com cerca de 30 participantes, além da Banda Marcial Infantil, projeto de formação musical destinada a crianças e realizada voluntariamente pelos músicos mais experientes.
Instituto Educando Equador - De nome internacional, surgiu em junho de 2003, criado pelo Ministério de Educação e Cultura, de encontra integrado à Educando Latinoamérica, um organismo internacional a que pertence Chile, Brasil, México, Colômbia, Venzuela, Guatemala, El Salvador e Equador. Conheça mais em: http://www.educandoecuador.com.
Secretaria de Cultura
As fotos abaixo, foram tiradas pelo proprio maestro durante o evento.