Duo Graffiti brilha na Casa da Banda Marcial de Cubatão
Apresentação ontem (2) reuniu dezenas de jovens músicos
Dois músicos que, juntos, parecem se multiplicar. A flautista Cássia Carrascoza e o percussionista Ricardo Bologna passearampelo universo musical Brasil-Argentina em grande estilo, encantando dezenas de jovens músicos que desejam seguir carreira em bandas e orquestras Brasil afora. Eles se apresentaram neste domingo (2) na Casa da Banda Marcial, em Cubatão.
O nome do projeto é “Duo Graffiti” e tem a proposta de unir, por meio da Música, o universo sonoro brasileiro e argentino. Ora em solos de difícil execução, ora em duo, os instrumentistas mostraram, por meio da técnica que possuem, que não é difícil construir boa música mesmo com poucos elementos, em um trabalho no qual melodia, harmonia e ritmo se encontram de maneira rica e minimalista.
O programa abriu espaço para jovens compositores como os japoneses Toru Takemitsu e Keiko Abe, e para um brasileiro contemporâneo, Alexandre Lunsqui. Mas a plateia se levantou ao som de Piazzola e Mané Silveira, tudo executado com elevado requinte técnico, grande força interpretativa e, para alegria e deleite da plateia, evidente prazer em tocar.
“Este concerto em Cubatão fecha um ciclo de nove apresentações em várias cidades paulistas. É maravilhoso para nós, artistas, termos a oportunidade de realizar várias apresentações com um mesmo programa, levando nossa ideia de formação de público e difusão da música brasileira e argentina que estão entre o popular e o clássico”, afirmou Cássia Carrascoza. O projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural, ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado.
A presença dos músicos em Cubatão só foi possível graças ao convite do maestro Alexandre Felipe Gomes, regente da Banda Marcial de Cubatão. “Abrimos a Casa da Banda Marcial para concertos desse tipo não apenas para os estudantes da Banda, mas para a toda a comunidade. Nossa ideia é realmente transformar esse lugar em um espaço cultural da cidade”, garantiu o maestro. Nos últimos anos, a Casa da Marcial recebeu o projeto “Quitutes e Batuques”, com oficinas musicais e apresentações, além de outro programa com Oficinas de Frevo.
DUO GRAFFITI – Foi criado em 2010. Desde então, Cássia Carrascoza e Ricardo Bologna dedicam-se a mostrar em gravações e apresentações um lindo repertório para uma formação rara: flauta transversal e marimba. Instrumentistas de intensa atividade, ambos são donos de reconhecidas carreiras artísticas. Carrascoza é primeira flauta da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica. O percussionista é timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), professor da Universidade de São Paulo e diretor artístico do grupo Percorso Ensemble.
Fotos: Morgana Monteiro
Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/imprensacubatao/sets/72157632164418678/